Casamento: Nos tempos da Tribulação

"Estas casado? Não procures separar-te. Estás livre de mulher? Não procures casamento". 1° Corintios 7.27

Amados irmãos em Cristo, sabemos que o casamento é algo criado por Deus, Deus instituiu que homem e mulher fossem os dois uma só carne em união matrimonial Gênesis 2.24 "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne". Sendo algo divino por que então o apóstolo Paulo aconselha em sua carta aos corintios que se o homem ou a mulher estiver livre para não procurar o casamento? Talvez muitos podem pensar que Paulo estaria indo contra a vontade de Deus, orientando de forma incorreta acerca de casamento, estaremos vendo isso.
 Em todo o capitulo 7, Paulo está falando a respeito de casamento, inclusive algo muito comum hoje em dia que é a separação. Infelizmente há muitas pessoas se separando hoje em dia, casais que casaram amando muito ao outro, casando diante de Deus e de uma congregação, e que com o passar de anos, estão enfrentando algum tipo de tribulação no casamento e decidem se separar, mais nem sempre se separam e continuam vivendo sozinhos, alguns contraem uma nova união, que por mais que parece ser perfeita, é pecado, versículos 10 e 11 do capitulo 7: "Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: Que a esposa não se separe do seu marido. Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher" , veja que Paulo diz muito claro que é um mandamento, e que quem o dá é o Senhor, então não é algo designado pelo homem. De fato também existem situações muito difíceis de suportar, como a traição, não só uma mais diversas traições, agressões, vícios, mais não há nenhum texto bíblico que estipula um regra de novas nupcias, por isso ele escreve reconcilie-se. Caso não tem condições de haver a convivência a pessoa que passa por algum destes problemas citados ou semelhantes, deveria permanecer só.

Voltando no versículo base deste estudo, por que será que Paulo orienta se estar casado para não separar e se está livre não procurar o casamento.
Posso dizer por experiência própria, sou casado, muitas vezes em algumas situações eu ou minha esposa precisamos nos ceder de algo que gostamos para agradar o outro, e muitas vezes até chegar este momento de decidir ceder passamos por muitas discussões. Outro ponto que Paulo nos mostra é que no casamento nos dividimos acerca de servir ao Senhor, e de fato isto é verdade, pois muitas vezes abrimos mão de uma programação que teria um crescimento espiritual grande para poder agradar ao nosso cônjuge.
Outro detalhe Bíblico, quando estiver próximo da grande tribulação, da volta de Jesus, o próprio Jesus diz em Mateus 24.19: "Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando ", ou seja, normalmente uma grávida é uma mulher casada, e na maioria das vezes um casal sonha em ter filhos.

Queridos irmãos, não estou aqui escrevendo este texto, fazendo desabafo por ser hoje casado e estar arrependido de meu casamento, nem venho aqui para desanimar quem tem o sonho de se casar e formar uma família, mais deixo um conselho a todos, que se coloquem diante da presença de Deus, busque uma resposta de Deus, pois o casamento é algo muito lindo e que requer de nós um esforço muito grande para que possa ser um casamento harmonioso.

Deus abençoe a sua casa e sua família!

Um comentário:

  1. Muito bom pensamento, me edificou, mensagens como essa muitos não querem pregar. Aleluias

    ResponderExcluir

Pesquise Uma Mensagem