A Maior de Todas Pregações

"Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensina-los, dizendo:" Mateus 5. 1 e 2.

Os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus, Jesus se encontra em um monte, e ali faz um de seus maiores discursos, orientando não só os seus discípulos mais toda uma multidão, de como deveria ser o seu ministério, passando para todos ali características de um homem aprovado diante de Deus, de como tem que se portar no seu dia a dia; então logo no inicio de seu discurso Jesus fala as bem-aventuranças, Mateus 5. 3-11.

3- Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Um homem humilde de espírito é aquele que reconhece a sua pequenez, diante de Deus, aquele que reconhece que se não fosse a graça e a misericórdia de Deus jamais seria digno de dobrar seus joelhos diante de um Deus santo e receber de Deus a sua salvação.

4- Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Vivemos em um mundo cheio de injustiças, um cenário familiar catastrófico, onde os valores da família estão sendo destruídos por ideologias perdidas, todos os dias pessoas sendo assassinadas, morrendo por conta de drogas, dinheiro, um discípulo de Cristo ao ver tudo isto, chora, pranteia.

5- Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Uma pessoa mansa é aquela pessoa que busca resolver todos os problemas com calma, também é uma pessoa que tem controle de si mesmo em suas compulsões, ou seja domínio próprio. Reconhece que tudo que possui vem de Deus e Deus tem total autoridade para remover de sua mãos.

6- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
O anseio de uma pessoa tem fome e sede de justiça é aquele em que o seu coração anseia pela vontade de Deus, anseio pela palavra de Deus, aquele que ora sem cessar.

7- Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Ser alguém misericordioso é ser uma pessoa que sofre com o sofrimentos do próximo, ao ver alguém com fome, sede, frio, mais não fica apenas nesse sentimento, logo essa pessoa arruma um jeito de ajudar aquele próximo, seu coração se move de misericórdia e compaixão.

8- Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
Um homem de coração limpo é aquele em que no seu coração não há espaço para ídolos, é um coração purificado, santificado, está associado com alguém que tem fome e sede justiça, pois seu coração anseia por Deus.

9- Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
O pacificador é o discípulos que levará a paz as pessoas, Jesus foi um pacificador, pois em seu ministério buscou pregar a paz entre os santos e os gentios.

10- Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Os discípulos de Jesus são pessoas perseguidas, por eles defenderem a justiça, serem pessoas justas em um mundo onde a injustiça está em todos os lados, dificilmente este discípulos será recebido com aplausos, e sim com acusações, e perseguições.


11- Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
O versículos 11 é o complemento do que se inicia no 10 e é o resumos de todas as 8 bem-aventuranças. Um discípulo será perseguido, xingado, pisado, injustiçado, invetarão sobre ele mentiras, mais não pode deixar isto o abalar, pois grande será o seu galardão nos céus.

Amados irmãos, devemos seguir as palavras do nosso Mestre Jesus, seguir seus conselhos e certamente seremos homens e mulheres bem-aventurados!!
Deus te Abençoe!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise Uma Mensagem