O Perigo da Soberba


"E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exaltasse" 2° Coríntios 12.7

A soberba é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas, uma pessoa soberba é uma pessoa arrogante de autoconfiança elevada. São características da pessoa soberba: tentar ser notado, desejar atenção, detestar a ideia de ser submisso, desejar controle sobre os outros, e entre outros.

Comecei está postagem com a definição da soberba para que possamos o nível de pessoa que o Apostolo Paulo poderia se tornar caso ele se ensoberbecesse, neste caso como nos mostra o texto, foi-lhe colocado um espinho na carne, ao qual ele por três vezes orou ao Senhor pedindo que o afastasse porém Deus assim não o fez. 

Anteriormente a este relato, no inicio do capítulo 12, Paulo relata uma experiência a qual ele teve de ser arrebatado ao paraíso e ouvir palavras inefáveis. Deus então para a proteção do seu servo, permite então que ele possuísse esse espinho na carne, porque a experiência que ele teve havia sido algo muito profundo, a ponto de um homem em sua fraqueza se exaltasse achando que era melhor que os outros, tornando-se assim uma pessoa soberba.

Há pessoas que se tornam soberbas após levar uma vida simples e um dia está pessoa por permissão de Deus se torna uma pessoa próspera, uma pessoas com cargo alto em uma empresa ou órgão público, e então está pessoa simplesmente esquece de toda dificuldade que teve no inicio e se torna soberba.

Irmãos, por mais que você seja uma pessoa que tem uma intimidade profunda na presença de Deus, com visões, revelações, tenha uma imensa sabedoria na interpretação bíblica, conhece a palavra de Deus de capa a capa, lembre-se, você nunca será maior que ninguém, sempre se posicione na posição de servo humilde do Senhor, o próprio Jesus nos deixou esse exemplo máximo de humildade quando se entregou na Cruz, e demonstrou para os seus discípulos o exemplo quando lhe lavou os pés.

Deus abençoe sua vida!!!

 

Um comentário:

  1. Muito verdade essa fraqueza que possuímos, temos que ficar vigilante a todo custo sobre a soberba , ela só vai nos destruir a alma

    ResponderExcluir

Pesquise Uma Mensagem